Após comparação com Bolt, Letsile Tebogo quer ser um grande nome no atletismo

Após comparação com Bolt, Letsile Tebogo quer ser um grande nome no atletismo

Nas horas antes de se preparar para entrar nas pistas de corrida – um momento em que muitos velocistas estariam cheios de nervosismo e tensão – Letsile Tebogo encontra conforto nas trilhas sonoras de sua terra natal.
“Na maioria das vezes, eu apenas escuto música – músicas tradicionais daqui de Botsuana porque me lembram minhas raízes e de onde venho”, diz Tebogo. “Isso me ajuda muito a relaxar.”
Esse ritual pré-corrida parece funcionar bem para ele. Mesmo quando está voando na pista de atletismo, o jovem de 19 anos mantém uma postura tranquila; suas passadas longas e fluídas e seu estilo de corrida suave o levaram a quebrar recordes de tempo no circuito júnior.

Tebogo quebrou o recorde mundial Sub-20 dos 100 metros duas vezes no início deste ano – primeiro com um tempo de 9,94 segundos no Campeonato Mundial e depois, algumas semanas depois, quando correu 9,91 segundos no Campeonato Mundial Sub-20.
Seu primeiro recorde foi oficialmente confirmado pela World Athletics em 20 de setembro, enquanto sua segunda marca ainda está aguardando ratificação.
De acordo com Tebogo, uma das chaves para ambas as performances foi a capacidade de deixar para trás qualquer ansiedade remanescente antes de entrar na pista.

“A força mental é muito importante”, disse ele à CNN Sport. “Você só precisa entrar na corrida com a mente livre e aproveitar, porque, uma vez que esteja estressado, você não pode executar a corrida perfeita que você e seu treinador planejaram.
“Você precisa ter a mente livre… Livre de tudo o que está em sua cabeça que possa perturbá-lo nos blocos de partida ou durante o aquecimento.”
O desempenho notável de Tebogo no Campeonato Mundial Sub-20 deste ano em Cali, na Colômbia, o estabeleceu como uma das perspectivas mais empolgantes no atletismo – não apenas pela facilidade com que ele parecia deixar os outros competidores para trás, mas também por suas comemorações prematuras a 30 metros da linha de chegada.

Enquanto gesticulava para o lado direito e balançava o dedo em celebração, Tebogo de repente se tornou uma sensação no mundo do atletismo.
“Decidi fazer isso no momento em que estava correndo”, diz ele. “Eu queria que fosse uma corrida memorável para mim quando saísse da categoria júnior.
“Não quis desrespeitar ninguém na pista… Apenas queria fazer algo para aqueles que ficaram acordados à noite para assistir a corrida – algo para ser comentado amanhã ou em um futuro próximo.”

Essa celebração gerou comparações com o grande Usain Bolt, que, cheio de confiança e bravura, sorria e abria os braços antes de cruzar a linha de chegada – mesmo batendo recordes mundiais.

O legado do jamaicano ainda pesa sobre o atletismo, o que significa que os espectadores costumam rotular uma estrela emergente do sprint como seu sucessor.
Mas Tebogo admite que nem pensou em quebrar os recordes mundiais de seu ídolo – 9,58 nos 100 metros e 19,19 nos 200 metros.
O jovem velocista espera que os dois possam se encontrar no futuro – talvez no Campeonato Mundial do próximo ano em Budapeste, Hungria – mas, por enquanto, ele pode ter certeza de que Bolt o assistiu correr e reconheceu isso no Twitter.

“Seus tempos são muito rápidos”, diz Tebogo. “Isso exige que a pessoa seja mentalmente forte e esteja em sua melhor forma, com tudo de primeira qualidade.”